A Assembleia Municipal de Boticas aprovou esta quinta-feira (dia 17 de dezembro) o Orçamento e as Grandes Opções do Plano da autarquia para o ano de 2021.
Assim, o executivo liderado por Fernando Queiroga conta com um orçamento global para o próximo ano de 13 milhões e 400 mil euros, sendo que 8.525.388,00€ estão destinados para a execução das Grandes Opções do Plano (GOP), setor que engloba o Plano Plurianual de Investimento (PPI) e o Plano de Atividades Municipais (PAM).
Com a aprovação do orçamento será possível cumprir todas as metas estabelecidas pelo Município de Boticas para o ano de 2021 e dar continuidade às políticas de investimento, de promoção turística e de coesão social levadas a cabo pelo autarquia há vários anos consecutivos, tendo como premissa o apoio às famílias e a melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, “a aprovação do orçamento para 2021 permite dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelo executivo e contribuir para o crescimento do nosso Concelho, através de ações que visam a captação de mais investimento, a criação de mais emprego e a fixação de população”.
“Continuamos empenhados em implementar medidas que vão de encontro às necessidades e expetativas dos nossos munícipes, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do nosso Concelho e para a melhoria do bem-estar geral da nossa população”, acrescentou o autarca.
Na sessão da Assembleia Municipal foi ainda aprovada, por unanimidade, a não aceitação da transferências de competências para as autarquias locais, no âmbito do processo de descentralização, nas áreas da Saúde e da Ação Social.
A este propósito, Fernando Queiroga explicou que “a recusa da transferências de competências nas áreas da Saúde e da Ação Social se prende com o facto de os respetivos diplomas setoriais serem confusos e pouco claros. A falta de dados concretos e também de informação não possibilitam que a Autarquia possa aceitar, neste momento, a transferência de competências nestas duas áreas”.
A sessão de trabalhos contou ainda com a presença do Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), Ramiro Gonçalves, que fez o balanço da atividade desenvolvida pela CIMAT em 2020, apresentando, também, as linhas gerais de atuação para o próximo ano.