A AD - Coligação PSD/CDS-PP foi a grande vencedora das Eleições Legislativas 2025 no Concelho de Boticas, garantindo 62,58% dos votos (correspondente a 2261 votos) contra os 15,06% (544 votos) registados pelo Partido Socialista.
De resto, a nível nacional e em termos de percentagem por concelhos, foi em Boticas que a AD alcançou o seu resultado mais expressivo, contribuindo também para a vitória alcançada no Distrito de Vila Real, o que lhe permitiu eleger três deputados, Ana Paula Martins, Amílcar Almeida e Fernando Queiroga, tendo o PS eleito um (Rui Santos) e o Chega outro (Manuela Tender).
Curiosamente, a freguesia onde a AD - Coligação PSD/CDS-PP teve a maior percentagem de votos foi também no concelho de Boticas, em Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega, com 81% da votação, correspondentes a 169 votos.
Em termos nacionais (e quando faltam conhecer os mandatos atribuídos pelos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa – 4) A AD venceu as eleições legislativas de domingo, com 89 deputados, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, com 58 cada. A Iniciativa Liberal garantiu nove deputados, o Livre seis, a CDU três, o Bloco de Esquerda, o PAN e o JPP, da Madeira, um cada.