Realizou-se na passada terça-feira, dia 13 de agosto, no Largo da Feira, a 25º edição do Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Barrosã, evento promovido pela Câmara Municipal em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) e com a Confraria Gastronómica da Carne Barrosã.
A iniciativa, inserida no programa das Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora da Livração e que decorreu em simultâneo com a Feira Franca, contou com a participação de cerca de meia centena de exemplares de raça barrosã, divididos por seis classes, que foram cuidadosamente avaliados por um júri.
O concurso teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento, promoção e divulgação da raça e carne barrosã, uma das mais importantes espécies bovinas nacionais e detentora de denominação de origem protegida (DOP) e, simultaneamente, fomentar o crescimento do setor agropecuário.
O Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, acredita que “o concurso pecuário é uma excelente forma e oportunidade de promover esta imponente espécie autóctone, tão caraterística da nossa região e incentivar as atividades relacionadas com a agricultura e o mundo rural”.
“Cada vez mais se justifica a aposta na agricultura e pecuária, não apenas pela componente de preservação desta raça, mas sobretudo pelo incentivo à criação do próprio emprego e à fixação de população no nosso Concelho”, acrescentou o autarca.
No final da competição realizou-se a habitual entrega de troféus aos melhores exemplares desta raça autóctone, sendo que os primeiros classificados de cada classe receberam ainda prémios pecuniários, que se pretende sirvam de incentivo à preservação e produção de gado bovino de raça barrosã.