O Largo da Feira acolheu na passada terça-feira, dia 14 de agosto, a 24ª edição do Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Barrosã, organizado pela Câmara Municipal, Cooperativa Agrícola de Boticas e Confraria Gastronómica da Carne Barrosã.
À semelhança do que tem acontecido nos últimos, a iniciativa, inserida nas Festas do Concelho de Boticas, em Honra de Nossa Senhora da Livração, decorreu em simultâneo com a Feira Franca e contou com a participação de cerca de oito dezenas de animais, a competir em seis classes distintas.
O Concurso teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento, promoção e divulgação da raça e carne barrosã, uma das mais importantes espécies bovinas nacionais e detentora de denominação de origem protegida (DOP).
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, acredita que “a realização deste concurso forma de divulgar da raça e carne barrosã e, simultaneamente, combater a desertificação desta região através da fixação de população. Cada vez mais se justifica a aposta na agricultura e pecuária, não apenas pela componente de preservação desta espécie, mas sobretudo pela criação do próprio emprego”.
“Com a recente distinção do Barroso como Património Agrícola Mundial pela FAO, temos responsabilidades acrescidas, no que diz respeito à preservação do nosso património agrícola, numa combinação de agricultura sustentável com desenvolvimento rural”, destacou o autarca.
Por sua vez, o Secretário Técnico do Livro Genealógico da Raça Barrosã, José Leite, afirmou “que a preservação da raça barrosã passa muito pela realização deste tipo de concursos. Encontramos aqui excelentes exemplares desta espécie, o que me deixa muito satisfeito”.
Além da atribuição de troféus aos melhores animais, os primeiros classificados de cada classe receberam ainda prémios pecuniários que se pretende que sirvam de incentivo à preservação e produção de gado bovino de raça barrosã.