Realizou-se na passada quarta-feira, dia 16 de agosto, no Largo da Feira, a 23ª edição do Concurso Pecuário de Gado Bovino de Raça Barrosã.
A iniciativa, integrada no programa das Festas do Concelho, em honra de Nª Srª da Livração e que decorreu em simultâneo com a Feira Franca, contou com a participação de cerca de meia centena de animais, repartidos por seis categorias diferentes.
O concurso pecuário, organizado pela Câmara Municipal em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Boticas e com a Confraria Gastronómica da Carne Barrosã, tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento, promoção e divulgação da raça e carne barrosã, uma das mais importantes espécies bovinas portuguesas e detentora de denominação de origem protegida (DOP).
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, acredita que “a realização deste concurso é um excelente incentivo para a divulgação da carne barrosã que tem vindo a ser reconhecida pela sua qualidade de excelência e sabor tão caraterístico”.
“Este concurso acarreta outra componente muito importante. Queremos que os nossos jovens se sintam incentivados e vejam na agricultura uma óptima opção de investimento e criação do próprio emprego. O regresso à agricultura e, mais propriamente, à criação de gado bovino de raça barrosã é vital para a preservação de uma espécie tão imponente com esta”, acrescentou o autarca.
Além da habitual atribuição de troféus aos melhores exemplares, os primeiros classificados de cada classe receberam, ainda, prémios monetários que servem de estímulo à preservação e produção de gado bovino de Raça Barrosã.