Realizou-se, na passada terça-feira, dia 11 de agosto, mais uma edição do Concurso Pecuário de Gado Bovino da Raça Barrosã, junto ao recinto da feira, em Boticas.
A iniciativa, integrada no programa das Festas do Concelho, contou com a participação de meia centena de animais, nas mais diversas categorias.
O concurso pecuário, organizado pela Câmara Municipal em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Boticas e com a Confraria Gastronómica da Carne Barrosã, tem como principal objetivo contribuir para o melhoramento, promoção e divulgação da raça e carne barrosã.
O Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, mostrou-se satisfeito por constatar que há cada vez mais produtores de gado no concelho. “A nossa aposta passa por incentivar e apoiar os produtores locais na criação e divulgação da carne barrosã, uma das carnes de melhor qualidade existentes no nosso país”, disse o autarca.
“Para além disso, é essencial que os nossos jovens percebam que a agricultura volta a ser uma importante fonte de rendimento familiar. Se os nossos jovens apostarem na agricultura vão permanecer no concelho e não terão de emigrar”, afirmou Fernando Queiroga.
Para o produtor de gado da raça barrosã, Gil Chaves, “o segredo da qualidade desta carne está no pasto dos animais, que é feito ao ar livre. É isso que dá à carne barrosã um sabor tão bom e caraterístico”.
Esta edição do concurso pecuário recebeu a visita do jornalista alemão Jochen Faget, da Rádio Pública Alemã. É a segunda vez que o jornalista se desloca até à vila Boticas, para realizar uma reportagem sobre a Carne Barrosã.
“Voltei porque tenho uma grande paixão por esta região do vosso país e pela raça barrosã, pois é uma das carnes de melhor qualidade que que eu conheço”, disse o jornalista.
No final do concurso, para além da entrega dos habituais troféus, os primeiros classificados de cada categoria, tiveram direito a prémios monetários, que servem de estímulo à preservação e produção da raça barrosã.