A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) homenageou esta terça-feira, dia 26 de abril, o selecionador nacional de futsal, Jorge Braz.
A cerimónia teve lugar no Posto de Turismo do Alto Tâmega (PTAT), no âmbito da rede de embaixadores do Alto Tâmega criada pela CIMAT, tendo sido Jorge Braz o primeiro a receber tal distinção.
A cerimónia de abertura ficou marcada por um momento musical encetado pela Academia de Artes de Chaves (AAC), seguido de um vídeo evocativo sobre a vida e carreira do treinador, com depoimentos da sua mãe e amigos, culminando com a entrega do troféu pelo Presidente da CIMAT, Amílcar Almeida.
A iniciativa contou, entre outros, com a presença dos Presidentes de Câmara dos seis municípios do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), do Presidente da Assembleia Intermunicipal, Anselmo Martins, bem como do Secretariado Executivo da CIMAT, constituído por Ramiro Gonçalves e José Alberto Diegas.
O Presidente da CIMAT e também Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, foi o responsável por entregar a distinção ao selecionador nacional de futsal, juntamente com os restantes Presidentes dos municípios do Alto Tâmega.
Amílcar Almeida acredita que Jorge Braz tem as características certas para ser embaixador da região, referindo que “com a sua simplicidade e humildade conseguiu superar todas as dificuldades e, naturalmente, tornar-se campeão do mundo e bicampeão da Europa em futsal. A CIMAT atribuiu-lhe o título de embaixador do Alto Tâmega porque acredita que é a pessoa indicada para desempenhar esse papel e aumentar a visibilidade e o reconhecimento da região”.
Por sua vez, Jorge Braz disse que “é uma enorme responsabilidade ser embaixador do Alto Tâmega. Acima de tudo está aqui um exemplo do que significa ter objetivos comuns, do trabalho em equipa, algo que o desporto também tem”.
“Toda a gente sabe do orgulho que tenho das minhas raízes e das minhas gentes, como costumo dizer e, nesse sentido, podem contar comigo para afirmar cada vez mais a identidade desta região”, finalizou o treinador.
De referir que o objetivo da rede de Embaixadores do Alto Tâmega é reconhecer o valor de cidadãos oriundos do território que, nas mais variadas áreas de atividade, têm tido um percurso de excelência, mantendo o orgulho nas suas origens e tendo como princípios a humildade e a capacidade de superação.
A distinção de embaixador do Alto Tâmega contribuirá também para o reforço do networking que em conjunto com muitas outras iniciativas têm contribuído para o reconhecimento e valorização da marca “Alto Tâmega”.