Inaugurado Posto de Turismo do Alto Tâmega
BOTICAS, 2020-09-18 18:02:37

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) inaugurou ontem, dia 17 de Setembro, o Posto de Turismo do Alto Tâmega, equipamento que representou um investimento total de cerca de 400 mil euros e promete ser uma “porta de entrada” e de distribuição do turismo, em toda a região. Esta aposta faz parte do plano estratégico para o desenvolvimento turístico do Alto Tâmega, realizado pela CIMAT, em consonância com os seis municípios que integram o território (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O edifício é praticamente autossustentável destacando-se na sua construção o vidro e a madeira. No interior do edifício os turistas terão à disposição vários equipamentos multimédia, ecrãs para visualização de imagens, espaço de provas, com zonas de contemplação sobre os principais elementos da região e outras informações relevantes.

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, considerou que as entidades locais estão a fazer “o seu caminho” na divulgação turística, mas precisam de mais. “Estamos a fazer o nosso caminho e o Turismo do Porto e Norte de Portugal tem a responsabilidade de nos ajudar a alavancar este território”, sublinhou.

Em resposta aos autarcas do Alto Tâmega, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, afirmou que ao longo deste ano se fez um trabalho como até aqui nunca se tinha feito nestes territórios, nomeadamente no Alto Tâmega. “Sabemos que é um trabalho importante para se fazer, uma vez que havia um grande desequilíbrio no número de turistas do Porto para o resto da região Norte”, referiu.

A inauguração do Posto de Turismo do Alto Tâmega contou com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que considerou que “a valorização do interior é um desafio muito complexo, mas é possível de ultrapassar todos os dias se todos os atores relevantes contribuírem para essa valorização, e não é só o Governo central, como [os municípios, empresas, produtores ou instituições do ensino superior", destacou. Para a Secretária de Estado, “a valorização do interior começa nos próprios territórios”, destacando o exemplo da CIM do Alto Tâmega que está "muito unida à volta de uma marca única e distintiva. Esta união já deu origem a postos de trabalho diretos e, certamente, a sua atividade atrairá muitos mais postos de trabalho e isso é o mais importante, projetos que criem emprego", sustentou.

Rali   Documentário   Dia Nacional dos Moinhos   Protecção Civil   S. Sebastião   Festas / Romarias   CPCJ   Seminário   Rampa de Boticas   Vespa das Galhas de Castanheiro   Cão de Gado Transmontano   Natal   Feira Gastronómica Porco   Conselho Municipal de Educação   Confraria   GDB   Exposições   Boticas Parque   Autarquia   Assembleia Municipal

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso