A Sala Península do Hotel Casino de Chaves acolheu na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, a 4ª edição da Gala do Empreendedorismo e das Empresas do Alto Tâmega e Barroso, iniciativa organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), em parceria com a empresa intermunicipal Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).
A IV Gala do Empreendedorismo e das Empresas do Alto Tâmega e Barroso teve como objetivo distinguir e reconhecer os participantes da 4ª edição do Concurso de Ideias do Alto Tâmega e Barroso 2022 e as Empresas e Organizações do Alto Tâmega e Barroso que, ao longo de 2021 e 2022, valorizaram o território, quer através da captação de fundos europeus, quer contribuindo para a visibilidade do mesmo.
Contrariamente aos anos anteriores, na edição deste ano não foram dados a conhecer os vencedores do Concurso de Ideias do Alto Tâmega e Barroso, em virtude de o processo de capacitação ter iniciado mais tarde e, por tal, ainda não estarem reunidas as condições para a avaliação final. Contudo, foram apresentados os seis projetos que estão a participar nesta 4ª edição do Concurso, nomeadamente o “Torrão da Terra”, “Novos Sabores”, “Kura Alma”, “Strong Spirit”, “Natur Supreme” e “Fishing with life”.
Quanto às Empresas e Organizações foram distinguidas mais de 130 nas categorias de Investimento (+ CO3SO e PAPN), Gestão (PME-Líder), Visibilidade e Mérito.
O Concelho de Boticas contabilizou 15 distinções atribuídas às seguintes empresas/entidades:
O evento contou ainda com vários momentos musicais, nomeadamente as atuações do Grupo Xutos Addiction, com um tributo à reconhecida banda Portuguesa “Xutos e Pontapés”, e das bailarinas da Forma – Estúdio de Dança.
Além das várias entidades, empresa e organizações do Alto Tâmega e Barroso, também marcaram presença na iniciativa os Presidentes, Vice-presidentes e Vereadores dos seis municípios do Alto Tâmega e Barroso (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), o Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, o Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado, e a Diretora Regional da Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Carla Alves.