A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega assinaram esta segunda-feira, no Porto, um protocolo que visa aumentar os níveis de conhecimentos financeiros da população.
A vice governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, sublinha que “as pessoas não sabem exatamente o que é que estão a contratualizar, quando contraem um empréstimo bancário, a maior parte não faz um planeamento daquilo que recebe e daquilo que vai gastar, não sabe o que são despesas dispensáveis e o que são despesas indispensáveis, ou o que é um contrato que obriga a uma prestação fixa ou variável. As pessoas têm de ser educadas nas questões financeiras e isso deve começar muito cedo para não serem enganadas, abusadas e não serem levadas a contratos e a práticas lesivas do seu próprio interesse”, acrescentou.
O protocolo assinado enquadra-se no Plano Nacional de Formação Financeira, lançado em 2011 pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que é composto pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundo de Pensões.
Além de pretender aumentar o nível de conhecimentos financeiros da população, o plano visa promover a adoção de comportamentos financeiros adequados.
Ao associarem-se a esta iniciativa, a CCDR-N e a CIM do Alto Tâmega (concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) participam na formação de formadores, em iniciativas de formação financeira junto das autarquias locais, em campanhas de sensibilização e informação financeira e na disponibilização de materiais de (in)formação financeira.
As iniciativas de formação financeira previstas abrangem o planeamento e gestão do orçamento familiar, contas a depósito, serviços de pagamentos e serviços mínimos bancários, contas de depósito a prazo, contas de títulos e produtos de investimento, características e riscos associados, planos de poupança, fundos de pensões, crédito à habitação e crédito aos consumidores, seguros e prevenção de fraude.
Fernando Queiroga, Presidente da Câmara de Boticas e da CIM-AT, refere que “as campanhas de sensibilização a desenvolver no âmbito do acordo de cooperação assinado visam transmitir à população “mensagens simples sobre estes temas financeiros, alertando a população para esses assuntos e contribuindo para a melhoria de atitudes e comportamentos financeiros”.