Os Presidentes das Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega receberam hoje, na sede da CIM, em Chaves, numa reunião de trabalho, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, para discutirem assuntos prementes das suas áreas de competência relativas à região do Alto Tâmega.
Entre os assuntos em discussão, foi feito um balanço sobre os dados existentes relativos à criminalidade na região, bem como um levantamento sobre equipamentos (edifícios) da tutela do Ministério da Administração Interna, que se encontram sem utilização e que poderão passar, ao abrigo da transferência de competências, para a esfera dos Municípios.
Foram ainda abordadas questões relativas ao Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) que está montado na região, bem como as acções de limpeza da floresta que foram desenvolvidas em todo o Alto Tâmega. A este propósito, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, reforçou a “necessidade de reforçar e repensar a forma como os meios são distribuídos”, lembrando que “há um conjunto de postos de vigia na região que deveria integrar a Rede Primária, ou seja, serem activados na primeira fase – no mês de maio – como forma de garantir uma vigilância eficaz e um alerta de incêndios logo na sua fase inicial, um assunto que mereceu, inclusive, uma comunicação enviada ao Sr. Ministro da Administração Interna no decorrer do passado mês de abril, mas que não obteve qualquer resposta”. O Presidente da Câmara de Boticas alertou ainda para a necessidade de ser colocado um maior número de máquinas de rastos na região, reforçados os meios aéreos e garantida uma “cobertura da rede Siresp em todo o território, já que existem algumas zonas ‘cinzentas’, onde não chega o sinal, que devem ser suprimidas com a deslocação das viaturas móveis que garantam esse sinal em caso de alguma ocorrência mais grave”.
Paralelamente, a reunião foi também aproveitada para abordagem ao processo de descentralização de competências que se encontra em curso e para fazer um ponto de situação relativo às competências que cada uma das autarquias está na assunção de assumir nesta primeira fase.