A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) reuniu-se, no passado dia 16 de junho, com a ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Abrunhosa, sobre a reprogramação dos programas operacionais regionais do Portugal 2020 que permitirão aos municípios utilizar 13 milhões de euros em diversos projetos, sobretudo relacionados com o ‘pós-covid-19’.
A Reprogramação 2020 (COVID 19) do PO Norte 2020 visa sobretudo adequar os fundos europeus ainda disponíveis, às prioridades da região no cenário COVID-19. Nesse sentido, parte da dotação que estava adstrita a projetos de eficiência energética nos edifícios da administração local e das medidas de inclusão ativa (CEI/CEI+) vão transitar para investimentos nas escolas, apetrechando-as de infraestruturas tecnológicas e procedendo à remoção das estruturas com amianto ainda existentes. Por outro lado, será utilizado valor atribuído à “Cultura para Todos”, que se destinava à realização de atividades de inclusão através da cultura, a favor dos equipamentos sociais, onde é incluída uma parcela dirigida aos Lares para permitir a sua adaptação às medidas destinadas a prevenir o contágio e conter a propagação da doença. Também nesta reprogramação, com dotações financeiras disponíveis no Apoio ao Emprego do SI2E e das medidas de inclusão ativa (CEI/CEI+) vai ser criado um Plano de Ação designado Transição Digital, de forma a cumprir a perspetiva do Governo, em ter até Setembro equipamentos informáticos para todos os estudantes. Neste âmbito, será ainda criado o instrumento “+CO3SO Investimento” que se destinará ao apoio ao investimento das micro, pequenas e médias empresas com a condição de manterem os seus postos de trabalho.
A reunião que decorreu nas instalações da CIM em Chaves contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.