Decorreu esta terça-feira, dia 18 de janeiro, em Bragança, uma reunião entre os 12 municípios atravessados pela Estrada Nacional 103 (N103) e o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), com o intuito de implementar uma estratégia de valorização e promoção turística da N103.
O encontro, no qual participou o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, os representantes dos restantes municípios e, ainda, o Presidente do TPNP, Luís Pedro Martins, permitiu dar um passo importante na concertação de uma estratégia comum para a divulgação e consequente valorização da N103, colocando-a no mapa internacional das “Road Trips” mais belas do mundo.
A N103, que tem uma extensão de 274 quilómetros e que atravessa o Norte de Portugal, a partir da localidade de Neiva (Viana do Castelo) até à cidade de Bragança, passando ainda pelos Concelhos de Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Esposende, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Valpaços, Vieira do Minho e Vinhais, abrange um conjunto de territórios únicos, com caraterísticas ímpares a nível gastronómico, cultural, religioso, arqueológico e cultural e que merecem ser reconhecidos.
O objetivo da implementação deste projeto passa por atrair cada vez mais visitantes e criar mais dinâmicas turísticas na região Norte, sobretudo nos municípios atravessados pela N103.
Fernando Queiroga enalteceu “o interesse da Autarquia em promover o vasto património natural, paisagístico e gastronómico existente na nossa terra”, acrescentando que “estamos disponíveis para colaborar neste projeto que tem como finalidade valorizar e promover estes territórios através de um fator comum, que é a Estrada Nacional 103”.
Por sua vez, Luís Pedro Martins destacou que “a região quer colocar no mapa internacional das “Road Trips” um conjunto de estradas que considero das mais belas do mundo. Hoje demos, finalmente, uma passo muito importante para a estruturação e futura promoção da N103, sendo um dia muito feliz para a região”.