Assembleia Municipal aprovou devolução do IRS, IMI na taxa mínima e aumento dos apoios à produção pecuária
BOTICAS, 2019-09-27 17:07:16

Realizou-se na passada quarta-feira, dia 25 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão ordinária da Assembleia Municipal onde foram analisados vários assuntos de interesse municipal.

Entre os assuntos apresentados destacam-se a aprovação, por unanimidade, da fixação e redução da Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) relativo a 2019 e, também, a fixação da Participação Variável no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) para o ano de 2020.

Assim, a Câmara de Boticas volta a devolver os 5% do IRS, a que tem direito no próximo ano e mantém a taxa de IMI no valor mínimo permitido por lei (0,3%), dando ainda continuidade às reduções fixas para agregados familiares com um ou mais dependentes a cargo.

Desta forma, uma família com um filho dependente beneficiará de uma dedução de 20€, com dois dependentes a taxa diminui 40€ e com três ou mais dependentes a redução é de 70€ por agregado.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, mostrou-se satisfeito com a aprovação das medidas e destacou “a forma como o executivo continua a ter em linha de conta o bem-estar geral das famílias”.

Outra das propostas apresentada na sessão diz respeito à alteração do Regulamento de Concessão de Apoio Financeiro destinado ao Fomento da Produção Pecuária que, após apreciação por parte da Assembleia, foi aprovada por unanimidade.

Com esta alteração ao regulamento, a autarquia botiquense praticamente triplica os apoios à sanidade animal, como forma de incentivar e promover a criação de raças bovinas, ovinas e caprinas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Concelho e, simultaneamente, para a fixação de população e criação de emprego.

Fernando Queiroga referiu que “é fundamental que os nossos agricultores continuem a apostar na agricultura e pecuária, nomeadamente na produção de espécies importantes para este território, como é o caso da raça barrosã”, destacando que “esta é uma atividade nobre e rentável e que o Concelho de Boticas reúne condições para o crescimento deste setor”.

Boticas Parque (BNB)   Freguesias   Ambiente   CIM do Alto Tâmega   Conselho Municipal de Juventude   Seminário   Igualdade   B.V.B.   Água   Visitas ao Concelho   Protecção Civil   Conselho Municipal de Educação   Sapadores Florestais   Semana da Leitura   Natalidade   BTT   Festival de Folclore   Barragens Alto Tâmega   Visita de Estudo a Lisboa   Desporto

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo