Foi inaugurada, no passado dia 7 de agosto, no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, a exposição “Nadir Afonso - Eros”.
A inauguração da exposição contou com a presença da Presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso, e do seu filho Artur Afonso, do Presidente do Município, Fernando Queiroga, e do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Campos.
Os trabalhos expostos mostram uma fase desconhecida de Nadir Afonso, que abrange o mundo feminino. Período que está dividido em duas épocas distintas, a juventude e a idade adulta do pintor.
Laura Afonso fez as honras da casa e apresentou a exposição, “Uma das épocas tem a ver com a sua juventude, onde podemos ver os desenhos preparatórios de Nadir, a outra época, diz respeito à idade madura. A maior parte das pessoas considera Nadir como o pintor das cidades, dada a sua formação de arquiteto, mas a verdade é que Nadir Afonso também pintou outras coisas e por esse motivo é que tem um espólio tão alargado”, afirmou a presidente da fundação.
Desde julho de 2013, data da abertura do Centro de Artes Nadir Afonso, já passaram por Boticas cerca de 10 mil visitantes, um número que muito orgulha o presidente do município barrosão, Fernando Queiroga.
“O Centro de Artes é, sem dúvida, um importante pólo de atração turística, pois já passaram pela vila de Boticas 10 mil visitantes, o que para uma localidade do interior é um número bastante considerável e importante”, afirmou o autarca.
Uma das apostas do executivo municipal é divulgar aquilo que de bom existe no concelho e o Centro de Artes permite levar o nome de Boticas aos quatro cantos do mundo. “Mais uma vez, são muitas as pessoas que vêm até Boticas e por cá permanecem durante alguns dias, o que permite que haja um dinamismo económico considerável no concelho, e é isso que a gente quer”, disse Fernando Queiroga.
A exposição “Nadir Afonso – Eros”, cuja curadoria é da responsabilidade de Bernardo Pinto de Almeida, é de entrada gratuita.