O Centro de Artes Nadir Afonso acolheu na passada quarta-feira, dia 5 de dezembro, por ocasião do aniversário do nascimento do pintor, a inauguração da exposição “Nadir Afonso – Nadir nas Cidades”.
A cerimónia inaugural contou com a presença do curador da exposição, Bernardo Pinto de Almeida, da Presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso, e do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga.
A exposição, composta por cerca de 60 obras, é baseada nos últimos anos 30 anos de Nadir Afonso, fase em que o pintor cede de novo ao esplendor e à magia da pintura, criando obras onde se destaca a temática das cidades.
O curador Bernardo Pinto de Almeida referiu a facilidade com que se consegue montar uma exposição com as obras de Nadir Afonso, destacando que “ele é um dos maiores artistas portugueses de sempre e é também um dos poucos que figura ao lado de grandes artistas internacionais do século XX”.
Por sua vez, Laura Afonso mencionou que “aquilo que era essencial para Nadir não era a obra de arte em si, mas a maneira como as formas se conjugavam, uma estrutura matemática que o Nadir designava de morfometria”.
O Presidente do Município, Fernando Queiroga, destacou a vida e obra de Nadir Afonso, realçando que “o Centro de Artes é, sem dúvida, um importante polo de atração e uma mais valia para o Concelho de Boticas”.
O autarca ressalvou ainda o orgulho que sente na forma como o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro tem incentivado as crianças e jovens a perpetuarem o legado de Nadir Afonso.
A exposição “Nadir Afonso – Nadir nas Cidades” está patente no Centro de Artes e a entrada é gratuita.