Imagens do Real Imaginário homenageou Nadir Afonso em Boticas
BOTICAS, 2014-11-10 16:37:52

Numa parceria com a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, e a Fundação Nadir Afonso, o Município de Boticas acolheu, no passado sábado, a extensão 2014 do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental "Imagens do Real Imaginado" (IRI), um evento que se desenrolou durante a primeira semana de novembro em vários espaços culturais da cidade do Porto, e que terminou em Boticas, onde tiveram lugar um conjunto de iniciativas culturais que prestaram tributo ao Mestre Nadir Afonso, figura emblemática das Artes mundiais, este ano escolhido pelo ESMAE como o artista homenageado no âmbito desta 11ª edição do IRI.

A iniciativa repartiu-se entre o Centro de Artes Nadir Afonso e o Auditório Municipal, contando com diferentes momentos de expressões artísticas. O arranque aconteceu no Centro de Artes, com a inauguração da Exposição Fotográfica da autoria de Olívia da Silva, intitulada "Nadir Afonso: no tempo e no lugar", acompanhada de música e sonoplastia da autoria de Dimitris Andrikopoulos. Logo de seguida, no auditório do Centro de Artes, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, a presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso, e dirigentes do ESMAE tiveram oportunidade de dirigir algumas palavras ao público, enaltecendo quer o evento em si, quer a figura do grande homenageado - Nadir Afonso - e do muito que ele representa para as artes e para a sociedade.

Seguiu-se a apresentação do livro "Nadir 16.11.10", da autoria de António Quadros, e uma mesa redonda, composta por pessoas que privaram de perto com o Mestre Nadir Afonso e que, de uma forma descontraída e informal, deram a conhecer um pouco do que era Nadir Afonso como pessoa e no seu círculo mais íntimo de amigos.

A jornada cultural prosseguiu no Auditório Municipal com a projeção do Filme "O Tempo não Existe", realizado por Jorge Campos (2012), contando com apresentação de Elsa Cerqueira, terminando com um Filme Concerto com música a cargo de Dimitris Andrikopoulos, Fernando Ramos e Nuno Aroso.

Água   +Boticas   GDB   B.V.B.   Vespa Velutina   FestInVale   Conselho Local de Ação Social   Hora do Planeta   Ambiente   Educação   Visita de Estudo a Lisboa   Documentário   Rali   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Fernando Queiroga   Igualdade     Desporto   Sessões Informativas   Festival de Folclore

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024