O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), participou na manhã desta sexta-feira, dia 4 de setembro, em mais uma reunião, por videoconferência, com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), onde foi feito mais um ponto da situação relativo à evolução da pandemia de Covid-19 na região norte.
A ARS Norte explicou que o aumento significativo do números de casos se deve à grande circulação de pessoas, que em tempos de férias acabam por se movimentar com mais frequência do que o habitual entre territórios, acrescentando que alguns dos casos confirmados foram importados de outros países.
Tendo em conta o contexto atual, a ARS Norte destacou a necessidade de se continuarem a cumprir as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), sobretudo o uso obrigatório de máscara, a higienização frequente das mãos e o distanciamento físico e social, evitando-se ajuntamentos de pessoas, para que desta forma se consiga prevenir novos focos de contágio da doença.
Além disso, a ARS Norte informou que procedeu à aquisição de vacinas contra a Covid-19 e que se prevê que estejam disponíveis a partir do início do próximo ano.
O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, demonstrou a sua preocupação relativamente ao arranque do ano letivo 2020/2021 e solicitou que sejam divulgadas normativas mais explícitas sobre a forma como vai decorrer o novo ano escolar, no âmbito da pandemia de Covid-19.
“As orientações dadas pelas entidades competentes não são suficientemente claras e objetivas, originando algumas dúvidas e preocupações aos pais e encarregados de educação”, disse o autarca.
Ao longo do encontro foi, ainda, feito um ponto da situação acerca das vistorias que têm vindo a ser realizadas às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) e aos Centros de Dia de todos os concelhos da região.