O passado domingo, dia 08 de Agosto, foi um dia de festa e de grande simbolismo para as gentes do concelho de Boticas, já que, nesta data, foram inauguradas as obras de requalificação da Igreja de Nossa Senhora da Livração, um espaço de culto emblemático para todo o concelho e sobretudo para a Vila, dado tratar-se da sua igreja matriz, votada a sua Santa padroeira.
Nestas obras de requalificação, para além das intervenções realizadas ao nível do pavimento, das paredes interiores e exteriores, portas, janelas e cobertura, procedeu-se também ao restauro das pinturas murais da Igreja e dos altares, devolvendo-lhe o brilho e a magnificência que o desgaste e o tempo lhe foram roubando.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Bispo Coadjutor da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, que presidiu à primeira eucaristia celebrada na Igreja após estas obras de requalificação, bem ainda como do Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves, do presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, e de muitos populares, que não deixaram de se associar a este momento de festa.
Para além da Igreja foi ainda inaugurado o Largo de Nossa Senhora da Livração, intervencionado ao abrigo das obras de Regeneração Urbana da Vila de Boticas, bem ainda como uma estátua, da autoria do escultor Francisco Simões, simbolizando uma “anja” e colocada no espaço anteriormente ocupado por um posto de combustíveis, também ele requalificado e integrado no largo. Esta peça escultórica, em bronze, com 170 cm, repousa sobre uma peça granítica de 120cm, demonstrativa da força dos botiquenses, como que alvitrando um sossego que se pretende eterno, foi carinhosamente apelidada pelo autor como a Anja “Vitória” de Boticas, e tem a sua história baseada na escultura que se encontra no museu do Louvre, em Paris, a Vitória de Samotrácia, datada entre 220 e 190 a.C.
A este dia de inaugurações associou-se também o Município de Outes, da vizinha Galiza, que, ao abrigo do protocolo de geminação com Boticas, ofereceu, de seguida, a tradicional prova gastronómica dos seus produtos locais.