Inauguração do Lar de Acamados Padre Arnaldo Moura
BOTICAS, 2016-07-05 17:28:59

Vídeo

Decorreu na passada segunda-feira, dia 4 de julho, a inauguração do Lar de Acamados Padre Arnaldo Moura, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Boticas.

Em conjunto com o Presidente da República esteve presente o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Campos, e a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

O provedor, Fernando Campos, afirmou que o “lar antigo que funcionava na zona de internamento do Centro de Saúde, não tinha condições” e por isso se pensou na construção do novo espaço.

Para a construção do edifício foi ainda assinado, em janeiro do presente ano, um contrato de financiamento resultante da candidatura apresentada ao Fundo Rainha Dona Leonor com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, cujo montante ronda os 265 mil euros.

O nome do Lar foi uma homenagem a um dos mais ilustres fundadores, o capelão da Misericórdia, Padre Arnaldo Moura, recentemente falecido.

Atualmente a Santa Casa da Misericórdia de Boticas conta com cerca de 400 utentes, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 101 anos, distribuídos pelas nove valências sociais.

A Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, congratulou a Santa Casa da Misericórdia de Boticas por ser “um parceiro de excelência, quer pela nobre missão que realiza em prol da comunidade local, em particular pelos grupos mais vulneráveis, quer pela natureza e ambição dos objetivos traçados.”

Durante o discurso, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, deixou um repto a Marcelo Rebelo de Sousa “Reúna os partidos políticos (…) façam acordos de estado, para que não se ande para trás e para a frente, para que se ganhe confiança. Para que se ganhe a credibilidade que por vezes nos falta”.

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa reforçou a importância do terceiro setor, o setor social “que não tem fins lucrativos. Tem em comum com o setor privado o não ser um efeito da atuação do Estado, mas é diferente do setor privado, pois o setor privado tem naturalmente fins de lucro, enquanto que o social não tem”.

Por fim, foi ainda atribuído o título de Irmão honorário da Santa Casa da Misericórdia a Marcelo Rebelo de Sousa que recebeu a respetiva Opa e diploma.

B.V.B.   Barragens Alto Tâmega   Conselho Municipal de Juventude   Verão em Festa 2023   Festas/Romarias   Natal   Boticas Parque (BNB)   Aventura no Barroso   Documentário   Sessões Informativas   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Carnaval     CPCJ   Volta a Portugal   Canil Municipal   GDB   Boticas Mexe   S. Sebastião   Chegas de Bois

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT