“Viva a República!...em Digressão” em Boticas
BOTICAS, 2011-06-16 15:46:43

A Exposição "Viva a República!... em Digressão", dedicada à I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal, organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, esteve em Boticas, nos dias 13, 14 e 15 de Junho, no largo do Município, em frente aos Paços do Concelho. A iniciativa foi um sucesso pela excelente adesão de visitantes, nomeadamente da comunidade educativa do concelho, cujos alunos, organizados em grupos, visitaram a iniciativa durante os três dias em que a exposição esteve patente ao público. A exposição contou, também, com a visita do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, e da Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes.

Todos foram convidados a conhecer o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República e os principais contextos e transformações a que esteve associada. Constituída por uma viatura adaptada, a exposição era complementada com duas tendas de apoio, onde todos puderam assistir não só a filmes sobre a temática, como a uma visita guiada a toda a exposição, com acesso a vários materiais e suportes pedagógicos.

Recorde-se que esta iniciativa percorrerá cerca de 100 concelhos de todo o país, tendo-se iniciado em Setembro de 2010 e permanecendo durante cerca de um ano em itinerância. O programa das comemorações do Centenário da República visa evocar a República e o republicanismo, divulgando os seus ideais cívicos, as suas principais realizações e os seus grandes protagonistas, promover a divulgação do conhecimento e aprofundar a investigação científica sobre a história da República e do republicanismo e projectar para o futuro os ideais republicanos.

Conselho Municipal de Juventude   Vespa Velutina   Aventura no Barroso   Atividades de Verão   Seminário   Janeiras / Reis   Natalidade   Visitas ao Concelho   Dia do Idoso   Defesa da Floresta   Volta a Portugal   Confraria   Barragens Alto Tâmega   Fernando Queiroga   Cartão Social   Litio   Hora do Planeta   S. Sebastião   Visita de Estudo a Lisboa   Igualdade

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT