Boticas recebeu a passagem do “Norcha Adventure Race”, uma prova multidesportiva que se realizou no Alto Tâmega, entre os dias 24 e 27 de setembro.
O evento desportivo, que visou impulsionar e afirmar a região no panorama internacional dos destinos de natureza e aventura, foi uma organização da EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A, e contou com a colaboração dos seis municípios do Alto Tâmega.
A passagem dos desportistas pela vila botiquense foi acontecendo ao longo dos dias de segunda e terça-feira (26 e 27 de setembro), com a Praça do Município a servir de Zona de Controlo e, simultaneamente, de abastecimento para as equipas.
Inserido no Circuito Europeu AR EuroSeries, o Norcha registou a participação de 20 equipas, cada uma delas constituída por três elementos masculinos e um feminino, representativas de 12 países, incluindo Portugal.
Durante 72 horas consecutivas, as equipas tiveram de completar um percurso de cerca de 350 km entre Vila Pouca de Aguiar e Valpaços, passando pelos restantes concelhos que integram o Alto Tâmega (Ribeira de Pena, Boticas, Montalegre e Chaves).
Os participantes tiveram liberdade de escolha no percurso entre a Partida e a Chegada, sendo apenas obrigatória a paragem nos Pontos de Controlo e nas Zonas de Transição, lugar onde se realizou a mudança de modalidade desportiva (trekking & running, BTT, kayak, manobra de cordas, SUP, navegação e natação).
A primeira edição do “Norcha Adventure Race” pela região do Alto Tâmega, que terminou esta terça-feira, em Valpaços, demonstrou ser um sucesso pela forma como os atletas superaram as dificuldades encontradas ao longo de todo o percurso, o que tornou este evento num momento único para os verdadeiros amantes dos desportos de natureza e aventura e com espírito de sobrevivência.