Solstício de Verão comemorado no topo do Castro Outeiro Lesenho
BOTICAS, 2014-06-25 15:58:25

No passado dia 21 de junho, sábado, um grupo de pessoas deslocou-se até ao topo do Castro de Outeiro Lesenho para celebrar a chegada do Verão, uma atividade que contou com o apoio do Município de Boticas, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Rede de Castros do Noroeste Peninsular. A atividade, destinada a assinalar o Solstício de Verão, teve início por volta das 21h00, em Boticas, de onde partiu este grupo de participantes, em direção à freguesia de São Salvador de Viveiro, onde se localiza o famoso Castro Outeiro Lesenho.

A caminhada até ao íngreme topo, onde os aguardava o Professor João Carlos Baptista (UTAD), com um telescópio, mostrou-se animada, cheia de boa disposição e com bastante expetativa. A experiência de estar no cimo de um Povoado da Idade do Ferro, completamente às escuras, com um céu imenso a toda a volta e com alguém a explicar os segredos do Universo acima de nós, revelou-se uma experiência única, e fez com que os presentes partilhassem um pouco do que seriam as vivências de povos antigos que, sem eletricidade, sem internet, ou tecnologias de ponta, tinham todo o tempo do mundo para observarem e entenderem os movimentos dos astros e dos planetas.

Esta atividade resultou de um conjunto de iniciativas inseridas na programação da Rede de Castros do Noroeste, destinadas a celebrar o Solstício de Verão em vários dos sítios arqueológicos integrantes desta Rede.

Chegas de Bois   Obras   Livros / Lançamentos / Feiras   B.V.B.   Cartão Social   CPCJ   Fernando Queiroga   Presidente   Canil Municipal   Desporto   Hora do Planeta     Património Agrícula Mundial   Protecção Civil   S. Sebastião   Festa de Boticas   Centro de Artes   Confraria   Documentário   Festival de Folclore

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”