Mantendo a linha de abertura à comunidade que tem vindo a promover nos últimos tempos, bem como a descentralização pelos municípios do Alto Tâmega de algumas das suas mais importantes cerimónias, o Regimento de Infantaria nº 19 de Chaves levou a cabo em Boticas, na passada sexta-feira, dia 25 de maio, a cerimónia de Juramento de Bandeira de 18 novos recrutas, um evento que Boticas teve oportunidade de acolher pela primeira vez.
A iniciativa teve lugar no Largo de Nossa Senhora da Livração, perante um público numeroso, mau grado a chuva que marcou presença durante a cerimónia, sendo a mesma presidida pelo Brigadeiro General Comandante da Brigada de Intervenção, Francisco Xavier de Sousa. Na cerimónia, junto com o Comandante do RI 19, Coronel de Infantaria João Carlos Godinho, marcaram ainda presença o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e a deputada da Assembleia da República, Manuela Tender, para além dos vereadores do Município e representantes dos concelhos vizinhos, bem como das instituições locais.
A cerimónia de Juramento de Bandeira, onde os novos recrutas juraram honrar e defender a pátria perante o estandarte nacional, contou ainda com a participação das tropas em parada e atuação da Banda Militar do Exército-Polo do Porto.
O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, sublinhou que “foi uma honra e uma satisfação muito grande para Boticas receber esta cerimónia. A descentralização destas iniciativas do RI 19 e a sua realização nos diferentes concelhos do Alto Tâmega é uma atitude de louvar, pois para além da abertura do exército face à comunidade é também a oportunidade da nossa população, e em particular os mais novos, tomarem contacto com uma realidade que normalmente estava circunscrita às vedações do Quartel. O papel do exército em termos sociais é cada vez mais importante e não podemos ver as nossas forças armadas apenas em funções meramente militares. A colaboração em diferentes acções, nomeadamente ao nível da defesa da floresta e da prevenção dos incêndios, é hoje fundamental. Lembro, a propósito, que o Município de Boticas assinou recentemente um protocolo através do qual contará com a colaboração do RI 19 em acções de prevenção dos incêndios florestais, durante o período mais crítico do ano, que coincide com os meses de julho, agosto e setembro. As relações institucionais entre o Município de Boticas e o RI 19 têm sido excelentes e é nosso desejo que assim se mantenham no futuro”.