Decorreu esta terça-feira, dia 6 de junho, no Auditório Municipal, uma sessão de esclarecimentos sobre a vespa das galhas do castanheiro, problema que tem afetado alguns Municípios do Alto Tâmega.
De forma a evitar a propagação desta praga no concelho botiquense, a Câmara Municipal em conjunto com a Associação Portuguesa da Castanha (REFCAST), a Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) e a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), levaram a efeito uma ação de sensibilização sobre o combate à vespa das galhas do castanheiro.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, referiu na abertura da sessão que “esta praga para além de se proliferar com muita facilidade, não tem fronteiras e é por esse motivo que a autarquia fará tudo o que estiver ao seu alcance para combater esta praga. No entanto, a disseminação da vespa das galhas do castanheiro só se torna possível com o contributo de todos os agricultores, que devem manter-se em alerta e caso detetem possíveis focos de infestação nos seus soutos, comunicar às entidades competentes”.
As orientações técnicas e o esclarecimento de dúvidas sobre esta temática foram dadas pela coordenador técnico da REFCAST, Cândido Henriques, que elucidou os produtores acerca da origem, meios de dispersão e forma de combate à vespa das galhas do castanheiro.
Segundo o especialista, “a primeira forma de combater este pequeno inseto que, após depositar os ovos nos gomos dos ramos da árvore faz com que haja uma atrofia nos novos gomos, é cortar todos as galhas visivelmente infetadas e queimá-las”.
“Em casos extremos, em que se verifique que o foco de infestação se situa entre 70% a 80%, num grupo de 3 ou 4 castanheiros, a forma mais eficaz e correta de aniquilar a praga é através de largadas biológicas do inseto “Torymus Sinensis”, que se alimenta das larvas alojadas nos castanheiros e as destrói na sua totalidade”, referiu Cândido Henriques.
Qualquer dúvida ou esclarecimento acerca deste assunto pode dirigir-se ao gabinete técnico florestal da autarquia ou à CAPOLIB.