Atendendo ao grande número de situações reportadas no concelho, onde a existência da praga está já identificada, a Câmara de Boticas, contando com a parceria da RefCast (Associação Portuguesa da Castanha), promoveu esta segunda-feira, dia 28 de maio, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa das galhas do castanheiro, problema que tem afetado alguns Municípios do Alto Tâmega.
O Município tem-se empenhado na luta contra esta praga e desde o ano passado que tem promovido um conjunto de acções, entre as quais sessões de esclarecimento e largadas do inseto parasita “Torymus sinensis”.
As orientações técnicas e o esclarecimento de dúvidas sobre esta temática foram dadas pelo coordenador técnico da RefCast, Cândido Henriques, que elucidou as muitas pessoas presentes nesta sessão acerca da origem, meios de dispersão e forma de combate à vespa das galhas do castanheiro, lembrando que “a primeira forma de combater esta praga é cortar todos as galhas visivelmente infetadas e queimá-las”.
Em representação do Município de Boticas nesta sessão esteve o Vice-presidente da Autarquia, Guilherme Pires, bem como o responsável pelo Gabinete Técnico Florestal.