A Convenção sobre os Direitos da Criança celebrou, no dia 20 de novembro, o seu 26º aniversário e para assinalar a data, a Câmara Municipal juntamente com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Boticas (CPCJ Boticas) distribuíram pelos Jardins de Infância de Beça, Boticas e Santa Casa da Misericórdia e pelos alunos do 1º Ciclo da Escola Gomes Monteiro, desdobráveis onde constam os direitos das crianças.
A iniciativa contou com a participação da vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, que através de uma história infantil, intitulada “O menino aflito voltou a sorrir” sensibilizou as crianças do Pré-Escolar para os seus direitos.
Os alunos do 1º Ciclo também foram abrangidos pela atividade através da leitura de outras histórias onde foram abordados os seus direitos. A ação foi dinamizada pelas professoras das atividades extracurriculares.
Em simultâneo com esta ação, decorreu a comemoração do Dia Nacional do Pijama, uma iniciativa e marca registada da instituição de solidariedade social “Mundos de Vida” e que tem como principal objetivo alertar a sociedade para o direito de todas as crianças terem um lar, uma família e proteção social.
Para além disso foi entregue a cada uma das crianças uma Casa do Pijama que serviu de mealheiro para os donativos que conseguiram angariar juntos dos seus familiares e amigos.
Com este gesto será possível ajudar crianças, que foram separadas dos seus pais, a crescer no aconchego de uma família.