Simpósio Internacional “Interações Culturais e Paisagens em Mudança na Europa”
BOTICAS, 2018-10-10 12:18:38

Boticas acolhe nos próximos dias 11, 12 e 13 de outubro o Simpósio Internacional sobre “Interações Culturais e Paisagens em Mudança na Europa”, organizado pelo Município de Boticas, CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja, Universidade do Minho/Unidade de Arqueologia e a Sociedade Martins Sarmento.

O encontro tem como finalidade analisar a problemática dos processos de contato entre culturas na transição da Era na Europa, nomeadamente o período entre o século II a.C. e o século II d.C.. Durante os três dias, irão reunir-se em Boticas investigadores oriundos de vários países europeus que farão um balanço da investigação realizada em diferentes áreas geográficas.

À margem deste encontro será inaugurada esta quinta-feira, dia 11 de outubro, nos Claustros dos Paços do Concelho, a exposição “Povoados Fortificados da Idade do Ferro de Boticas”.

Dia 11 (quinta-feira)

Auditório Municipal

09h00 Registo e Inscrições

10h00 Abertura

Presidente da Sociedade Martins Sarmento

Reitor da Universidade do Minho

Presidente da Câmara Municipal de Boticas

10h45 Pausa para café

11h00 Conferência Inaugural

Manuel Fernández-Götz

University of Edimburg

"Dos Oppida na Idade do Ferro às Cidades Romanas: a transformação das Paisagens Culturais na Europa (Séc. II a.C. - Séc. II d.C)"

12h00 Debate

13h00 / 14h30 Almoço (livre)

14h45 Enrique García Vargas e Eduardo Ferrer-Albelda

Universidade de Sevilha

“A Mudança Cultural e a transformação das paisagens do vale do Baixo Guadalquivir entre a República e o Império (Séc. II a.C. - Séc. II d.C)"

15h35 Debate

16h00 Xosé-Lois Armada Pita, Óscar García-Vuelta e Cristina Seoane-Novo

Instituto de Ciencias del Patrimonio/Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Laboratorios de Arqueología/Instituto de Historia/Consejo Superior de Investigaciones Científicas e Grupo de Estudos para a Prehistoria do NW Ibérico/Arqueoloxía, Antigüidade e Territorio/Universidade de Santiago.

“Interação cultural em tempos de conflito: metais e rituais nos castros do Noroeste da Iberia (Séc. II a.C. - Séc. I d.C)"

16h50 Debate

17h15 Gonçalo Cruz

Sociedade Martins Sarmento.