A 1ª Volta ao Alto Tâmega em bicicleta, que se realizará entre os dias 22 e 24 de maio, arranca em força com um pelotão profissional de cerca de 150 ciclistas que integram equipas nacionais e internacionais, designadamente oriundas de Espanha e Rússia.
A apresentação da primeira edição da Volta ao Alto Tâmega decorreu em Chaves, esta terça-feira (dia 28 de abril), na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e contou com a presença dos autarcas dos seis municípios da região, designadamente Fernando Queiroga (Boticas), António Cabeleira (Chaves), Orlando Alves (Montalegre), Rui Vaz Alves (Ribeira de Pena), Amílcar de Castro Almeida (Valpaços) e Alberto Machado (Vila Pouca de Aguiar).
Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, referiu que a data é «muito oportuna» por se realizar em vésperas da Volta a Portugal; vai trazer grandes ciclistas à região, numa prova «exigente e de grande espetacularidade». O percurso foi apresentado por Carlos Pereira, da Fullsport, que organiza a Volta ao Alto Tâmega.
Os autarcas que intervieram reforçaram a ideia da prática da modalidade desportiva na região e a consolidação do espírito de união entre os seis concelhos. A Volta ao Alto Tâmega vai juntar a nata do pelotão nacional numa competição em quatro etapas, com um total de 335 quilómetros. A corrida começa em Chaves, a 22 de maio (19h00), com um prólogo de cinco km em sistema de contrarrelógio por equipas. A etapa rainha, ao longo de 197 km, é no dia 23, com partida de Boticas (11h) e chegada à serra do Larouco, Montalegre (16h). No dia 24, a corrida é de Valpaços (9h) a Ribeira de Pena (10h30). À tarde, a partir das 16h, corre-se o circuito de Vila Pouca de Aguiar. No dia 24, de manhã, haverá ainda uma prova aberta a todos os corredores amadores com o apoio logístico da organização.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril