No passado feriado, dia 25 de abril, os participantes do projeto “Dar Vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” assinalaram o Dia da Liberdade, participando na “Corrida de Abril” organizada pelo Município de Boticas.
Este projeto pretende estimular as pessoas idosas a ter uma vida mais ativa e saudável, combatendo o isolamento e promovendo a inclusão na comunidade local, através de duas ações “Cultura Sénior” - promoção da inclusão social ativa por via da cultura e “Fitness Sénior” - promoção da atividade física.
A participação ativa dos idosos é essencial para garantir o sucesso do projeto e aumentar o seu envolvimento, de foram a constituírem uma parte ativa nas atividades e não apenas como meros espetadores.
O projeto terá a duração de 24 meses, sendo o programa financiador o NORTE 2030 (FSE+), com taxa de financiamento de 85%.
No que diz respeito às especificidades sociais, o Concelho de Boticas enfrenta um desafio demográfico assim como muitos outros Municípios do interior, o Envelhecimento da População e o Isolamento Social. Por isso mesmo, é necessário desenvolver respostas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, mas ao mesmo tempo garantir que estas sejam capazes de chegar às populações mais remotas.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril