Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a aldeia de Alturas do Barroso voltou a celebrar, no passado dia 20 de janeiro, a tradicional festa em honra de S. Sebastião, que teve lugar no salão de convívio da junta de freguesia.
Para além do pão e do vinho foi também servida feijoada a todos os que quiseram fazer parte da celebração deste santo e desta tradição capaz ainda de juntar centenas de pessoas. Cada ano a tradição é cumprida com o trabalho dos moradores da aldeia, que percorrem as casas da povoação a pedir carne para a feijoada. Este ano a quantidade de comida não andou muito longe dos números do ano passado: neste dia, pelos potes de ferro colocados ao lume passaram mais de 150 kg de arroz e 300 kg de feijão, acompanhados pelas carnes oferecidas pelos moradores. Como é costume nestas festividades, a imagem do santo manteve-se à entrada do salão de convívio, para aqueles que quiseram contribuir com uma esmola como forma de agradecimento a este santo protetor.
A festa fez-se também ao som da música tradicional e das concertinas, uma festa que se prolongou durante todo o dia, entrando noite fora, não faltando a alegria nem a boa disposição como de resto já é costume.