Depois do sucesso alcançado em 2016, a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus, com o apoio do Ecomuseu de Barroso e da Câmara Municipal, reeditou, no passado dia 15 de fevereiro, a caminhada “Trilho dos Amores e da Barrosã Encantada”, cujo objetivo passou por conciliar o dia mais romântico do ano, o São Valentim, com o turismo de natureza e promover o que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e no Barroso, classificado como Património Agrícola Mundial.
Cerca de uma centena e meia de caminheiros tiveram a possibilidade de conhecer a Ponte Pedrinha, a Fonte dos Amores e o castro de Carvalhelhos, lugares lendários e repletos de história.
Durante o trajeto de aproximadamente 12 kms entre o Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB) e a aldeia de Carvalhelhos, os participantes puderam ver uma exploração de gado barrosão, raça autóctone desta região, atravessar o rio Beça no antigo ponderado e assistir a um concerto de saxofone e guitarra acústica junto à Fonte dos Amores.
Para repor energias foi servida no jardim das Caldas de Carvalhelhos uma merenda composta por alguns produtos locais, como as infusões produzidas no BNB, o pão centeio, o mel de Barroso, entre outros.
A caminhada terminou com um lanche-convívio e animação musical no auditório do Boticas Parque, local onde, mais uma vez, os produtos típicos da região fizeram as delícias dos caminheiros.