Realizou-se no passado sábado, dia 16 de agosto, uma recriação da apanha da batata, em Sapiãos.
Foi com dezenas de pessoas a assistir que os homens, com a ajuda das enxadas, se dedicaram ao arranque das batatas. As mulheres, por sua vez, ocuparam-se da apanha dos frutos da terra e do seu acondicionamento em sacos que, posteriormente, foram amontoados numa carroça, puxada por um burro, sendo este um dos meios de utilizados pelos agricultores de outrora para o transporte dos produtos agrícolas.
A recriação da apanha da batata serviu, fundamentalmente, para demonstrar o trabalho árduo que os agricultores tinham durante todo o ano no fabrico das terras. Noutros tempos, a agricultura associada à pecuária eram a única fonte de rendimento da maioria das famílias do Concelho Barrosão.
Após a tarde de trabalho decorreu, junto à sede da Associação de Sapiãos, um lanche convívio que serviu para repor energias.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, que marcou presença na atividade, juntamente com o restante executivo camarário, salientou “a importância de se manterem vivas as tradições, ensinamentos e saberes dos nossos antepassados. Apesar da evolução dos tempos, não pode cair em esquecimento tudo aquilo que aprendemos com os nossos avôs, pais, tios e familiares”.
A iniciativa foi organizada em conjunto pelas Associações do Terva, nomeadamente, pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Serra do Leiranco – Sapiãos, Associação Recreativa e Cultural de Bobadela, Associação Recreativa e Cultural do Largo do Souto – Nogueira e pela Associação Recreativa e Cultural de Ardãos, com o apoio do Município de Boticas.