O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e o seu homólogo de Montalegre, Orlando Alves, receberam esta quinta-feira, dia 19 de abril, na sede do departamento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Roma, o certificado que confirma a Região do Barroso como Património Agrícola Mundial.
Esta distinção foi atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e atesta o sistema agro-silvo-pastoril do Barroso como um importante método de preservação do património agrícola, a nível mundial.
A Região do Barroso, que engloba os Concelhos de Boticas e Montalegre, é o primeiro território do país a conquistar tal feito.
“É com enorme satisfação que vemos o Barroso ser reconhecido pela FAO como Património Agrícola Mundial. Esta certificação fará com que venha cada vez mais gente a este território e, simultaneamente, seja mais reconhecido.”, afirmou Fernando Queiroga.
O autarca destacou ainda que “esta distinção é o ponto de partida para um maior desenvolvimento da região, muitas vezes esquecida. Os dois municípios têm agora mais responsabilidades, no que diz respeito à promoção e preservação deste território.”.