O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, visitou na passada sexta-feira, dia 19 de novembro, o Concelho de Boticas, no âmbito do Ciclo de Conferências “Viver a Ruralidade” promovido pela Cooperativa Agro Rural de Boticas (CAPOLIB), com o objetivo de debater o futuro da gestão e ordenamento dos baldios.
João Paulo Catarino, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e pelo Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, visitou as unidades de baldio onde decorrem investimentos relativos à gestão, ordenamento e transformação da paisagem e, também, o projeto das “Cabras Sapadoras” implementado no Concelho de Boticas e que se tornou o maior a nível nacional.
A candidatura apresentada pela CAPOLIB a este programa abrange uma área de 100 hectares e envolve dez pastores locais com cerca de 1500 cabras e ovelhas, que contribuem para a prevenção dos fogos rurais através do pastoreio em zonas com maior densidade de material combustível.
O Secretário de Estado realçou “o sucesso da iniciativa desenvolvida pela CAPOLIB, que aproveitou os investimentos provenientes de fundos comunitários para valorizar os povoamentos florestais e a paisagem deste território de baixa densidade” acrescentando que “o Governo pretende lançar em breve um aviso de 25 milhões de euros, com comparticipação a 100%, para este setor, como forma de dar seguimento ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas regiões mais vulneráveis”.
Por sua vez, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que “a vinda do Secretário de Estado ao Concelho de Boticas foi importante para constatar in loco não apenas o investimento que conseguimos captar, mas, sobretudo o trabalho notável feito na vasta mancha florestal do nosso Concelho”.
O autarca referiu ainda que “estas visitas por parte dos governantes são fundamentais para criarem medidas ajustadas às necessidades de cada região e que contribuam para a preservação do nosso património natural e paisagístico”.
Também o Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, destacou a importância deste tipo de encontros, salientando que “o investimento que está a ser feito no Concelho de Boticas, quer através do projeto inovador das “Cabras Sapadoras”, quer na requalificação dos povoamentos florestais e paisagem permitem colmatar o desordenamento da floresta”.
“A CAPOLIB continua empenhada em tornar este território mais estruturado a nível florestal e, nesse sentido, está a preparar juntamente com os nossos parceiros uma nova geração de agrupamento de baldios”, disse Albano Álvares.
De acrescentar que participaram na iniciativa representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Baladi – Federação Nacional de Baldios, Forestis – Associação Florestal de Portugal, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Presidentes de Junta de Freguesia e dos Conselhos Diretivos de Baldios do Concelho, entre outros.