Realizou-se no passado dia 18 de novembro, no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade, a iniciativa “Caminhar e Plantar”, organizada pela Associação Celtiberus com o apoio da Câmara Municipal, Quercus e Junta de Freguesia de Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega.
A ação, que teve como finalidade reflorestar uma área afetada pelos incêndios florestais dos últimos anos, contou ainda com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Boticas e Ribeira de Pena, do Agrupamento de Escuteiros locais e de várias empresas da região.
Para além destas entidades, que de uma forma ou de outra contribuíram para a realização desta campanha, a iniciativa contou também com a participação de mais de 150 pessoas que quiseram ajudar e contribuir para esta causa.
A atividade começou com uma caminhada, com cerca de 6 kms pelo Boticas Parque, local onde existem mais de 40 espécies arbóreas diferentes, o que permitiu dar a conhecer a riqueza faunística do parque e, simultaneamente, apanhar sementes de carvalho para futuras plantações.
Logo depois teve lugar a reflorestação de um baldio na freguesia de Codessoso, Curros e Fiães do Tâmega, sendo que, a preparação do terreno reflorestado esteve a cargo do Município, que procedeu à limpeza e ripagem de cerca de dois hectares de uma área ardida em 2014.
O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade é um projeto que começa a conquistar um lugar de destaque na região pela sua identidade diferenciadora, no que diz respeito a atividades ligadas à natureza e à sua preservação.
A Associação Celtiberus tem vindo a produzir várias espécies de plantas florestais autóctones para que iniciativas como esta possam ser, cada vez mais, uma realidade.
Nos últimos dois anos a associação ambientalista já plantou mais de 5 mil espécies autóctones de árvores na região (900 carvalhos, 50 castanheiros, 50 medronheiros, 200 bétulas e 100 sobreiros).