Presidente da Câmara reuniu com ARS Norte no âmbito da Covid-19
BOTICAS, 2020-08-21 18:07:11

Presidente da Câmara reuniu com ARS Norte no âmbito da Covid-19 Presidente da Câmara reuniu com ARS Norte no âmbito da Covid-19

O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), participou na manhã desta sexta-feira (dia 21 de agosto) em mais uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

O encontro, que decorreu por videoconferência, permitiu fazer um ponto de situação atual da pandemia de Covid-19 na região norte.

A ARS Norte transmitiu que o aumento significativo do número de casos no norte do país estão identificados como transmissões familiares, religiosas e de contactos em estabelecimentos de venda de bebidas, nomeadamente cafés, locais onde a circulação e o contacto entre pessoas é mais frequente.

Para além disso, a ARS Norte manifestou alguma preocupação relativamente à chegada do inverno e, consequentemente, da época das gripes, solicitando que “haja um reforço da vacinação, sobretudo dos grupos de risco, de forma a evitar-se um aumento exponencial de afluência aos hospitais e centros de saúde”.

Também a realização de atividades rurais sazonais, como as vindimas ou apanha da castanha, são uma preocupação acrescida para as entidades de saúde, solicitando a ARS Norte que “se tenham cuidados redobrados no que diz respeito às condições em que decorrem o alojamento e o transporte dos trabalhadores”.

Ao longo da reunião foi ainda abordada a realização de vistorias às Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI’s) de todos os concelhos, ações que contam com a representação das entidades de saúde, segurança social e proteção civil municipal.

Por sua vez, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, solicitou a criação de uma linha de apoio para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os Bombeiros Voluntários, assim como a necessidade de serem retomadas, com a maior brevidade possível, as consultas em atraso nas unidades hospitalares.

O autarca manifestou também a sua preocupação relativamente ao início do ano letivo 2020/2021, bem como a falta de orientações por parte das entidades competentes, sobretudo relativamente ao número de alunos por turma e ao funcionamento dos transportes escolares.

Fernando Queiroga congratulou-se pelo facto do Concelho de Boticas continuar, até a data, sem qualquer caso de infeção por Covid-19, referindo que “tal se deve ao civismo da nossa população, que tem cumprido as regras de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde, e ainda evitado comportamentos considerados de risco para a saúde pública”.

Tags

Corrida de Abril   Confraria   Carnaval   Protecção Civil   Juventude   Actividades de Verão   Comissão Municipal de Proteção Civil   Dia do Idoso   +Boticas   Conselho Local de Ação Social   Defesa da Floresta   Vespa Velutina   Casas do Conhecimento   Inaugurações   Presidente   Sessões Informativas   s. Sebastião   Documentário   Boticas Mexe   PIICIE  

Últimas

55º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Boticas

55º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Boticas

Dia Mundial da Criança celebrado com muita animação em Boticas

Dia Mundial da Criança celebrado com muita animação em Boticas

VIII Mostra de Teatro de Boticas encerrou com a Peça “O Inspector Geral”

VIII Mostra de Teatro de Boticas encerrou com a Peça “O Inspector Geral”

XVI edição do Passeio TT “Caminhos da Carne Barrosã”

XVI edição do Passeio TT “Caminhos da Carne Barrosã”

Participantes do Projeto “Dar Vida aos Anos Envelhecendo” visitaram discoteca

Participantes do Projeto “Dar Vida aos Anos Envelhecendo” visitaram discoteca

Prazo para limpeza de terrenos prolongado até 30 de junho em todo o território

Prazo para limpeza de terrenos prolongado até 30 de junho em todo o território

Apresentação do Projeto de Ampliação e Beneficiação do largo do Cruzeiro em Bobadela

Apresentação do Projeto de Ampliação e Beneficiação do largo do Cruzeiro em Bobadela

Peça de Teatro

Peça de Teatro "Duelo numa Casa de Chá" na VIII Mostra de Teatro de Boticas