O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real assinala o Dia Internacional da Proteção Civil, data que se comemora anualmente a 1 de março, com uma campanha de sensibilização voltada para o papel da autoridade e agentes de proteção civil na sociedade.
À semelhança de anos anteriores, este dia é celebrado através da realização de diversas iniciativas desenvolvidas, sobretudo, pelas várias forças de proteção civil e também pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.
A “Defesa civil e gestão de populações deslocadas perante desastres e crises; o papel dos voluntários e a luta contra a pandemia” é o tema de 2022 e vem salientar o importante papel do voluntariado na área da Proteção Civil, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos, através do esforço individual e coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes, bem como prestar tributo a todos os agentes de proteção civil.
Recorde-se que a data foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) como Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil.
A efeméride é celebrada em todo o mundo desde 1990, ano em que foi aprovada pela Assembleia-Geral da OIPC, com sede em Genebra, na Suíça.
Em Portugal, o Dia Internacional da Proteção Civil começou a ser comemorado em 2008, através do despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008).