Município de Boticas distinguido com o “Grande Prémio Originalidade” na 2.ª edição do Prémio Autarquias do Ano
BOTICAS, 2021-03-30 14:23:37

O Município de Boticas, com o projeto “Recordar É Viver”, foi premiado com o “Grande Prémio Originalidade” na 2.ª edição do Prémio “Autarquias do Ano”, organizado pela Lisbon Awards Group, que tem como objetivo reconhecer o que de melhor se faz nas autarquias do país.

O projeto “Recordar É Viver”, decorre da necessidade de aperfeiçoar e aumentar a capacidade de resposta para a prestação de serviços que contribuam para melhoria da qualidade de vida e o combate ao isolamento das pessoas idosas. Foi implementado em novembro de 2019, complementando o Projeto “Dar Vida aos Anos Envelhecendo”, surgindo na sequência da apresentação de uma candidatura do Município ao concurso “Envelhecimento na Comunidade”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto procura preservar as tradições e memórias locais, através da partilha de conhecimentos da população idosa e da dinamização de actividades, valorizando os conhecimentos dos idosos e o reforço do seu papel na sociedade, combatendo a solidão e o isolamento através da promoção de momentos de lazer e de convívio e da realização de atividades tais como a confeção de produtos regionais (pão, folar, compotas, fumeiro, etc.), a produção de artesanato regional (rendas, linhos, bordados, burel, olaria, cestaria, cortiça, etc.) e recolha de histórias, lendas e músicas populares.

Embora ainda recente e muito condicionado pela pandemia de covid-19, este projecto possibilitou novas dinâmicas nas comunidades rurais, rentabilizando equipamentos e infra-estruturas existentes no concelho, nomeadamente as antigas escolas primárias existentes nas aldeias.

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, mostra-se muito “orgulhoso” pela atribuição desta distinção, sublinhando que “é o reconhecimento do bom trabalho e dos projectos inovadores que são implementados nestas regiões de baixa densidade do interior do país, marcadas pelo envelhecimento da população e do seu natural isolamento, revelando ainda a preocupação da autarquia em garantir as melhores condições de vida aos seus munícipes, em particular aos mais idosos, que tanto fizeram pelo crescimento desta terra e desta região, merecendo toda a nossa atenção, apoio e carinho. A nossa população está sempre em primeiro lugar e merece que concentremos nela todos os nossos esforços. Procuramos ser criativos e inovadores e ter iniciativas que vão ao encontro das necessidades da nossa gente. O reconhecimento do nosso trabalho por entidades externas, independentes e credíveis dá-nos ainda mais certezas de que estamos no caminho certo e mais forças para continuarmos a implementar as ideias e projectos que temos para o nosso Concelho”, remata o Presidente da Câmara.

O Prémio Autarquia do Ano homenageia os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. É uma marca registada do Lisbon Awards Group, entidade privada que é responsável por vários prémios e conferências nos mais diversos sectores de actividade. No seu portfólio incluem-se, por exemplo os Prémios Lusófonos da Criatividade, o Lisbon International Advertising Festival, o Lisbon Business Summit, o Porto Law Summit e o Lisbon Law Summit, entre outros.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial