Realizou-se na passada quarta-feira, dia 29 de novembro, no Auditório da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (CEFA), em Coimbra, a cerimónia de entrega da bandeira representativa do título de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.
O Município de Boticas foi distinguido pelo quarto ano consecutivo com este galardão. No entanto, esta já é a quinta vez que a autarquia é reconhecida pelas boas práticas direcionadas para as famílias, em áreas como a maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, e cooperação, relações institucionais e participação social.
À semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos, Boticas surge como o único município transmontano a ser distinguido com o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que esteve presente na cerimónia, recebeu das mãos do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a bandeira verde com palma, insígnia atribuída às autarquias que conseguem manter as políticas de apoio às famílias durante três ou mais anos consecutivos.
“É com enorme orgulho que, mais uma vez, vejo o Município de Boticas receber esta distinção. Continuamos a ter como prioridades de atuação o apoio às famílias do concelho através, por exemplo, do cartão social do munícipe, enxoval do bebé, bolsas de estudo para o ensino superior, pagamento de refeições e transportes escolares, entre outras medidas, e isso tem vindo a refletir-se no bem-estar geral da nossa população”, disse Fernando Queiroga.
Recorde-se que o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável” é atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e tem como base a análise e avaliação de várias medidas desenvolvidas pelas autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.