O Município de Boticas foi galardoado, pelo sexto ano consecutivo, com o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
Esta distinção é representativa das medidas desenvolvidas e implementadas pelo Município de Boticas, em áreas como maternidade e paternidade, educação, habitação, transportes, saúde, entre outras.
Tal como aconteceu em 2018, Boticas é o único Concelho do Alto Tâmega a ser contemplado com a “Bandeira Verde com Palma”, galardão atribuído apenas aos municípios que desenvolvam políticas sociais e de apoio às famílias, mais de três vezes consecutivas.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “é um grande orgulho receber, pelo sexto ano consecutivo, a distinção de Autarquia Familiarmente Responsável. O bem-estar geral da nossa população e das famílias do Concelho continua a ser uma prioridade para o meu executivo”.
O autarca destacou ainda que “é gratificante constatar que a dedicação ao nosso Concelho e às nossas gentes é reconhecido por uma entidade externa, independente e de grande credibilidade”.
Em 2019 foram distinguidos 76 municípios com “Bandeira Verde”, sendo que 59 vão receber a “Bandeira Verde com Palma”.
A cerimónia de entrega das bandeiras vai realizar-se no próximo dia 27 de novembro, em Coimbra.
De relembrar que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) é um projeto desenvolvido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e que tem como objetivos principais acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.