O Município de Boticas foi distinguido na Gala de Prémios “Melhores Municípios para Viver 2022”, com os galardões de “Melhor Município para Viver” nas áreas do Ambiente, Mobilidade e Transportes e Urbanismo e Habitação.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, acompanhado pelo Vice-presidente, Guilherme Pires, e pela Vereadora Isabel Torres, recebeu os respetivos prémios numa cerimónia que decorreu na passada quinta-feira, dia 3 de novembro, na Sala da Capela do Colégio da Trindade, na Universidade de Coimbra.
O autarca afirmou que “é um orgulho enorme enquanto Presidente de Câmara e, acima de tudo, botiquense, poder receber estes prémios que são a prova de como o trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos em prol do nosso concelho dá frutos”.
“O estudo, realizado por uma entidade independente, permite-nos perceber a opinião dos nossos munícipes e constatar que Boticas é um concelho com futuro”, disse Fernando Queiroga, acrescentando que “estes galardões contribuem para atrair mais pessoas e melhores investimentos para a nossa terra”.
De referir que os Prémios “Melhores Municípios para Viver” resultam do estudo feito pelo INTEC - Instituto de Tecnologia Comportamental, com o apoio do Jornal de Notícias, tendo como objetivo principal avaliar a qualidade de vida nos concelhos portugueses.
O trabalho do INTEC é sustentado em três pilares - condições objetivas de vida (condições ambientais, infraestruturas e oportunidades oferecidas pelos municípios, por exemplo), bem-estar subjetivo (satisfação geral com as condições objetivas de vida e felicidade com a vida em geral) e qualidade percebida das relações entre diferentes grupos sociais e culturais.
Daqui emergem os dez domínios sob avaliação: ambiente; economia e emprego; ensino e formação; felicidade; identidade, cultura e lazer; mobilidade e transportes; saúde; segurança, diversidade e tolerância; turismo; e urbanismo e habitação.