Campeonato do Mundo de Orientação em BTT 2010
BOTICAS, 2010-06-24 15:35:19

Campeonato do Mundo de Orientação em BTT 2010Campeonato do Mundo de Orientação em BTT’10
Campeonato do Mundo de Orientação em BTT’10

A IOF (International Orienteering Federation) atribuiu à FPO a organização dos “Campeonatos do Mundo de Seniores e de Juniores de Orientação em BTT – 2010” (WOCMTB’10 e JWOCMTB’10), que se realizarão entre 9 e 18 de Julho de 2010, na região do Alto Tâmega e Barroso com centro do evento em Montalegre.

O WOC MTB é o mais importante evento competitivo de Orientação em BTT a nível mundial. Portugal acolherá a 8.ª edição deste Campeonato do Mundo, onde estarão presentes as melhores selecções e atletas de todo o mundo, para atribuição dos títulos mundiais absolutos em Seniores Masculinos e Femininos, e também na vertente de Juniores Masculinos e Femininos.

Foi seleccionada a região do Alto Tâmega e Barroso para acolher este evento, com o centro do evento em Montalegre, por oferecer excelentes condições em termos desportivos, descentralizando uma organização ao mais alto nível, e procurando dar a quem nos visita as melhores condições em termos de acolhimento, natureza, história e cultura.

Dada a importância mundial da competição, esta é naturalmente um evento de interesse público (Artigo 5.º do Decreto-Lei nº 273/2009, de 1 de Outubro).

Em Setembro de 2009, o Ex.mo Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias, aceitou integrar a Comissão de Honra do WOC/JWOC BTT.2010, a qual conta actualmente também com os Presidentes do Comité Olímpico de Portugal, da Confederação do Desporto de Portugal e do Instituto do Desporto de Portugal, para além dos Presidentes dos três municípios envolvidos.

Durante uma semana estarão a competir em Portugal trezentos dos melhores atletas mundiais, de 25 países de vários continentes, onde se inclui a selecção nacional com 15 atletas. Serão disputadas quatro finais que atribuem os respectivos títulos mundiais, com o seguinte programa:

• 9 Jul (6ª Feira) – Chegada das Selecções
  • 10 Jul (Sábado) – Chegada das Selecções
    • - Model Event Sprint (Montalegre)
  • 11 Jul (Domingo) - Final de Sprint (Chaves)
    • - Cerimónia de Abertura (Montalegre)
  • 12 Jul (2ª feira) - Model Event Floresta (Boticas)
  • 13 Jul (3ª feira) - Final de Distância Média (Montalegre)
  • 14 Jul (4ª feira) - Qualificatória de Distância Longa (Avelelas - Chaves)
  • 15 Jul (5ª feira) - Dia de Descanso
  • 16 Jul (6ª feira) - Final de Distância Longa (Morgade - Barragem do Alto Rabagão)
  • 17 Jul (Sábado) - Final de Estafetas (Montalegre)
    • - Cerimónia de Encerramento (Montalegre)
  • 18 Jul (Domingo) Partida das Selecções

A organização da FPO contará com cem pessoas para assegurar durante esta semana um evento ao mais alto nível, estando neste momento em preparação toda a componente técnica e logística do evento. Serão disponibilizadas todas as condições para os órgãos de comunicação social que pretendam realizar a cobertura do evento.

Toda a informação do evento pode ser consultada no site em: https://mtbwoc2010.fpo.pt.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial