As paisagens e trilhos do concelho de Boticas receberam no passado domingo, dia 18 de junho, a 10.ª edição do BTT Boticas, que contou com a participação de cerca de três centenas de atletas vindos de vários pontos do norte do país e da vizinha Espanha.
Inserida na décima edição do evento realizou-se a 5ª prova a contar para a Taça Regional de Maratonas da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR).
A prova foi constituída por três percurso diferentes, a Maratona, com 65 Kms e com um grau de dificuldade bastante elevado, a Meia Maratona, com 45 Kms e de dificuldade moderada, e o Passeio, com cerca de 15 Kms de distância, que serviu para os participantes disfrutarem da paisagem, uma vez que teve um grau de dificuldade e exigência baixo, ideal para as crianças e para os iniciantes da modalidade.
Apesar das dificuldades técnicas e físicas encontradas ao longo da prova, muito devido às altas temperaturas que se fizeram sentir, os bttistas demonstraram-se bastante satisfeitos com os percursos e com a organização do evento, dando destaque à boa marcação dos percursos e aos vários pontos de abastecimento de água.
Mediante a chegada dos participantes à meta, localizada no Pavilhão Multiusos, foi-se realizando a entrega de troféus, no pódio e por categorias.
No final da prova, teve lugar o habitual almoço-convívio, que à semelhança do ano anterior, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.
No decorrer do almoço foram ainda entregues prémios simbólicos à equipa mais representativa, à formação vinda de mais longe e alguns prémios especiais. Ainda houve tempo para o sorteio de diversos brindes.
O 10.º BTT Boticas foi uma organização do Boticas Clube BTT, com o apoio da Câmara Municipal, da Federação Portuguesa de Ciclismo, Águas de Carvalhelhos, BARBIKE - Chaves, Instituto Português da Juventude, Crédito Agrícola, Juntas de Freguesia de Beça, Boticas e Granja, Vilar e Viveiro, Sapiãos, e do Conselho Diretivo dos Baldios das Quintas e Seirrãos.