Foram perto de 50 as pessoas que responderam positivamente ao convite lançado e marcaram presença, no passado dia 23 de novembro, no Passeio de Natal do BTT Boticas, uma iniciativa que se realizou este ano pela primeira vez, destinando-se apenas a naturais, residentes e/ou trabalhadores no Concelho e tendo apenas por objetivo proporcionar um momento de convívio aos praticantes desta modalidade no concelho.
Apesar da muita chuva, que tornou os trilhos de montanha praticamente impraticáveis, devido à água e lama acumuladas, nem por isso os "betetistas" do Concelho deixaram de pedalar ao longo de um percurso ligeiramente superior a 30 kms, enfrentando as dificuldades em conjunto, até porque este foi um passeio guiado, sem marcações, e onde toda a gente rolou em grupo, fazendo-se pequenos compassos de espera para aguardar pelos mais atrasados e por aqueles que revelaram algumas dificuldades mecânicas nas suas "máquinas de pedalar". Nada de maior relevância, no entanto, tirando um furo, uma ou outra corrente que saltou, um pedal partido ou um travão menos afinado.
Para as senhoras, para os que têm faltado aos treinos, os que precisam de botija de oxigénio às costas e os que se "constiparam" de véspera, providenciou-se um trajeto mais reduzido, sem grandes sobes nem desces capazes de revoltar o estômago e "ala" que se faz tarde, porque a seguir ao reforço o banho quentinho está mesmo ali à espreita. Toca então a despachar que a chuva não para de cair e até à hora do almoço já pouco falta.
Terminado o passeio, à mesa, por entre uma vitela estufada com castanhas e um arroz de feijão para revigorar forças, são horas de fazer o balanço da "passeata" e de comprovar que, afinal, todos são fortes e pedalam ao mesmo ritmo. Ou pelo menos, aqui, na mesa não há ninguém a quem dê o abafo antes de chegar à meta...
E fica a promessa de para o ano haver mais!