Trabalhos de implementação de novos trilhos no Concelho
BOTICAS, 2021-06-16 17:30:53

Prosseguem a bom ritmo os trabalhos de criação de duas novas pequenas rotas no Concelho de Boticas, nomeadamente o PR1 - Trilho de Covas do Barroso e o PR2 - Trilho dos Lameiros do Barroso, sendo que a implementação dos percursos está a cargo da empresa Naturthoughts - Turismo de Natureza, Lda.

O Trilho de Covas do Barroso, com 8,9 quilómetros de distância, terá início e fim junto ao Forno do Povo de Covas do Barroso e passará em alguns dos pontos mais emblemáticos da freguesia, como são o caso do Largo do Cruzeiro, da Igreja de Santa Maria e do Observatório do Território GIAHS/SIPAM – Olhar do Guerreiro, em Covas do Barroso, e da Capela de São José, na localidade de Romaínho.

Por sua vez, o Trilho dos Lameiros do Barroso, trajeto com 9,9 quilómetros, tem como ponto de partida e chegada o Largo da Capela, em Vilarinho Seco, uma aldeia tipicamente barrosã onde predominam os espigueiros e as casas de pedra com telhados de colmo, passando ainda pelas localidades de Bostofrio e Agrelos.

A criação dos novos trilhos tem como finalidade promover a visitação do património natural, cultural e paisagístico e, simultaneamente, aumentar a atratividade turística do Concelho de Boticas e da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial, pela FAO.

De referir que a execução dos percursos pedestres e de uma via Ferrata decorrem através da empreitada “Centro de Observação da Natureza do Barroso – Fase II – Lote 2 – Percursos Pedestres e Via Ferrata”, incluída no projeto “Centro de Observação da Natureza do Barroso – Fase II”, aprovado no âmbito do aviso NORTE-28-2020-06 - Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE - Projetos Âncora, com um investimento total elegível de 249.537,19€ e uma comparticipação FEDER de 212.106,61€, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total elegível da operação.

B.V.B.   Sapadores Florestais   Protecção Civil   Feira Gastronómica Porco   Livros / Lançamentos / Feiras   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Fernando Queiroga   Centro de Artes   Obras   Janeiras / Reis   Barragens Alto Tâmega   FestInVale   Verão em Festa 2023   CPCJ   Natalidade   Canil Municipal   GDB     Documentário   Assembleia Municipal

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”