O Município de Boticas tem em curso a terceira e última ação prevista na candidatura "Intervenções de resiliência dos territórios face ao risco - (re)arborização de espaços verdes e a criação de ilhas-sombra em meio urbano – Boticas + Verde", financiada pelo COMPETE 2020.
A ação contempla a instalação de um sistema de rega automático, onde se pretende aproveitar as águas tratadas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Boticas, para a rega do espaço verde da rotunda luminosa e permitirá ainda a aquisição e instalação de mobiliário urbano adequado aos espaços verdes.
Desta forma, com a reutilização de águas residuais tratadas pretende-se reduzir o consumo de água e o volume de efluentes tratados lançados no meio recetor.
Recorda-se que, no âmbito deste projeto foram já realizadas, ao longo do ano de 2023, várias intervenções em exemplares arbóreos e arbustivos, dos espaços verdes urbanos da Vila de Boticas, ou seja, um estudo fitossanitário, a realização de corte e podas, a aplicação de sistemas de ancoragem, tutoragem e de proteção, assim como, a plantação de exemplares arbóreos e arbustivos. Destacando-se esta última, como principal forma de combate às ondas de calor e um meio natural para o arrefecimento do meio ambiente através do aumento dos espaços verdes e da criação de sombras.
A concretização destas intervenções irá contribuir para a redução das vulnerabilidades do território, garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços de fruição pública, face aos riscos a que a população está sujeita, potenciados pelas alterações climáticas.
De referir que esta operação tem um investimento total elegível de 75.000,00€ e uma comparticipação FEDER de 75.000,00 €, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 100%.