A Câmara Municipal de Boticas concluiu, a 31 de dezembro de 2023, as intervenções nos vários espaços verdes urbanos da vila, através de uma candidatura, designada “Boticas + Verde”, apresentada no âmbito do aviso n.º 11/REACT-EU/2021 - Apoio à Transição Climática "(Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano", tendo a operação sido aprovada pelo COMPETE2020 e cofinanciada pelo fundo FEDER.
As intervenções foram executadas numa área total de 6,71 hectares em vários espaços verdes na Vila de Boticas, que permitiram a realização de um estudo de fitossanidade, a plantação de 1555 arbustos e 170 árvores, assim como o abate de árvores mal-adaptadas, corte de ramos, realização de podas, instalação de um sistema de rega automático e colocação de mobiliário urbano, permitindo atingir vários objetivos, nomeadamente o aumento da resiliência do território e redução das suas vulnerabilidades, incidindo na arborização crescente de espaços verdes urbanos para garantir maior sustentabilidade ambiental e ainda restaurar, valorizar e proteger espaços de fruição pública.
Estas intervenções permitiram também uma maior segurança e ampliação dos espaços verdes da vila, a criação de mais sombras, a redução dos efeitos das ondas de calor, o combate às alterações climáticas, melhoria dos serviços de ecossistemas em meio urbano, bem como o conforto e bem-estar dos seus utilizadores e, ainda, a redução do consumo de água.
Neste âmbito foi também efetuado um inquérito com o objetivo de aferir o adicional de população que beneficia de medidas de proteção e minimização de riscos nos espaços verdes urbanos da vila. No total foram obtidas 2244 respostas, que se traduziram no alcance de população proposto no projeto.
De referir que a candidatura teve uma dotação orçamental FEDER de 75 mil euros, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 100%.