Filme "O Prazer e o Tédio" encantou Boticas
BOTICAS, 2012-08-08 11:03:51

Estreou na passada sexta-feira, dia 3 de Agosto, em Boticas, a longa metragem “O Prazer e o Tédio”, de André Graça Gomes, jovem cineasta português. Trata-se duma adaptação ao cinema da obra homónima de José Carlos Barros, escritor nascido em Boticas, a viver atualmente no Algarve. O livro e o filme contam histórias de amor e desamor num mundo que parece caminhar inexoravelmente  para o colapso, para a ruína: o mundo rural. Trata-se duma narrativa feita a várias vozes, para compensar a dificuldade ou  impossibilidade de estabelecer uma narrativa unívoca dos acontecimentos.

Uma das particularidades do filme é ter sido rodado sem recorrer a qualquer subsídio do Estado central e ter sido interpretado por atores amadores, na sua grande maioria naturais e residentes no concelho de Boticas e pertencentes ao Grupo de Teatro Fórum Boticas, estando a coordenação dos mesmos a cargo de Hermínio Fernandes.

A apresentação decorreu ao ar livre, na Praça do Município, tendo contado com a presença dos atores e do realizador, bem como do Autor do livro, José Carlos Barros, também ele ator neste filme, e um numeroso público, que aplaudiu sem reservas o trabalho notável levado a cabo por esta equipa, apesar dos limitados recursos financeiros.

O filme foi produzido, realizado e interpretado por pessoas de alguma forma ligadas à região do Barroso, em especial ao concelho de Boticas. A sua realização foi possível, no essencial,  graças ao apoio da Câmara Municipal de Boticas e da Casa da Eira Longa, unidade de turismo rural, bem como a uma forte e espontânea participação da população local.

Muitas dezenas de pessoas e instituições  estiveram, duma maneira ou doutra,  envolvidas no projeto. Estabelecimentos comerciais, restaurantes, autarquias, cidadãos em nome individual responderam pronta e positivamente ao apelo de apoiarem a realização do filme. Todos sentiam que o filme tinha a ver consigo e com a sua terra.  Isto apesar de se tratar de um filme de autor e não de um qualquer objeto de promoção turística.

O filme será levado a salas de Lisboa, Porto e outras localidades. A primeira será em Montalegre, onde será projetado no Auditório Municipal, ainda este mês.

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial