Flaviamobil inicia serviço de transportes no Concelho de Boticas a 2 de janeiro de 2024
BOTICAS, 2023-12-21 17:20:44

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), enquanto Autoridade de Transportes desta Região, informa que a entrada em serviço da nova concessão de Transporte Público Rodoviário de Passageiros – adjudicada à empresa Flaviamobil, Lda. – nos restantes cinco Municípios da Região (Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), avança já no próximo dia 2 de janeiro de 2024 (terça-feira).

A entrada em serviço da nova concessão de Transporte Público Rodoviário de Passageiros – adjudicada à empresa Flaviamobil, Lda. – está a ser feita de forma faseada, tendo a primeira fase iniciado no passado dia 4 de dezembro, com a entrada em serviço das linhas da rede de transporte municipal de Montalegre. A segunda e última fase da transição de operador de transporte terá início no próximo dia 2 de janeiro (terça-feira) com a entrada em serviço da rede que engloba as linhas Intermunicipais, Inter-Regionais e Municipais dos Concelhos de Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, bem como dos antigos TUC, agora designados de “Move Chaves”.

A rede do serviço de Transporte Público Rodoviário de Passageiros do Alto Tâmega e Barroso – Move Alto Tâmega e Barroso – assenta na atual rede de transportes em funcionamento, sendo constituída por 61 linhas: 8 Intermunicipais, 10 Inter-Regionais, 40 Municipais e 3 Urbanas.

Esta concessão vai permitir continuar a assegurar a oferta de transportes públicos à população, mantendo a rede atual, com as necessárias modificações que foram sendo aferidas com os municípios e com o levantamento de dados no terreno, resultando no ajuste de alguns percursos, horários e paragens, para dar uma melhor resposta às necessidades de mobilidade e acessibilidade da população residente nos seis Concelhos que integram a CIMAT.

No que respeita aos postos de venda de títulos de transporte e carregamento dos cartões, esta operação poderá ser realizada nos terminais rodoviários atualmente existentes nos Municípios. Em Chaves, nesta fase, poderá também ser realizada nos escritórios da Flaviamobil (Estrada do Seara, Rua da Paz, 5400-672 Chaves) ou nos escritórios da Socitransa (Bloco 1, Loja 2 Avenida de Santo Amaro, Chaves, 5400-055).

Os bilhetes poderão também ser adquiridos a bordo dos autocarros, mais recentes, munidos de boas condições de conforto e com baixas emissões de CO2.

Informa-se ainda que a paragem em Chaves não será efetuada no terminal rodoviário designado por “Auto Viação do Tâmega”, mas sim no parque de estacionamento junto à Fundação Nadir Afonso, que, temporariamente, constituirá a nova paragem Chaves-Central, com fácil acesso às Escolas Dr. º Júlio Martins, Fernão de Magalhães e Nadir Afonso.

Toda a informação relativa às linhas, frequências e horários estará disponível na página da CIMAT, e em formato físico nas paragens, sendo devidamente comunicada toda e qualquer alteração que vier a ocorrer (www.cimat.pt).

Entendemos que as mudanças podem gerar algum desconforto, pelo que solicitamos a compreensão de todos os utilizadores deste serviço. A CIMAT, enquanto Autoridade de Transportes da Região, e em articulação com os Municípios e o novo operador, está a trabalhar arduamente para que esta transição não cause transtornos aos seus utilizadores. Assim, no caso de existir alguma dúvida ou necessidade de reporte de ocorrências estas poderão ser apresentadas através do número 911 880 585 e/ou do endereço de correio eletrónico autoridadetransportes@cimat.pt

Recorda-se que a CIMAT lançou um Concurso Público Internacional para a “Contratação de serviço de transporte rodoviário de passageiros no Alto Tâmega”, por força do estabelecido no RJSPTP – Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (Lei n. º52/2015, de 9 de junho), e no Regulamento (CE) n.º 1370/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de outubro de 2007.

Este Concurso foi publicado em Diário da República, n.º 14418/2021, II série, de 18 de novembro de 2021 e no Jornal Oficial da União Europeia, sob o n.º 2021/S225-591655, de 19 de novembro de 2021. No prazo para o efeito fixado foram apresentadas duas propostas, tendo apenas a do “Agrupamento XES” reunido todas as condições de admissão.

Este Agrupamento constituiu uma empresa em Portugal para executar a Concessão, com a designação Flaviamobil Lda. Apresentou todos os documentos legalmente exigidos e a 30 de agosto de 2022 procedeu à assinatura do contrato de Concessão com a CIMAT, tendo o visto favorável do Tribunal de Contas sido emitido a 24 de março de 2023.

Atualmente encontra-se a proceder com todas as diligências necessárias previstas para a segunda e última fase da transição, com a entrada em serviço, a partir do dia 2 de janeiro, da rede “Move Alto Tâmega e Barroso” que engloba as linhas Intermunicipais, Inter-Regionais e Municipais dos Concelhos de Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, bem como dos antigos TUC, agora designados de “Move Chaves”.

Consulte os horários em https://cimat.pt/wp-content/uploads/2023/12/horarios-move-restante-rede-cimat-resumo.pdf

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”